6° ano 2023

Olá, aluno do 6° ano da ATS!

Nesta página encontrarás materiais de estudo, exercícios, e orientações para desenvolvimento do seu aprendizado na Cultura Corporal do Movimento e em outros assuntos educativos. Fique à vontade para acessar, salvar e compartilhar os materiais.

Organização do processo ensino-aprendizagem

A cada bimestre serão apresentados os componentes do processo ensino-aprendizagem, de forma a indicar quais objetivos planejados, os assuntos a serem estudados e as avaliações a serem cumpridas para lograr sucesso no desenvolvimento do estudante.

3° Bimestre

Material de estudo

No início do ano, começaremos o estudo da cultura corporal do movimento buscando compreender sua abrangência.

1° Bimestre

Material de estudo

No início do ano, começaremos o estudo da cultura corporal do movimento buscando compreender sua abrangência como parte de conhecimentos, costumes, tradições e práticas da cultura humana. Para tanto é importante saber quais são os conteúdos a ela associados, de que forma ocorre sua aplicação. Em seguida estudaremos as habilidades e capacidades motoras, como forma de entender nosso potencial físico. A unidade 2 indicada a seguir faz parte de livro de educação física Esporte e educação: saúde e cidadania na escola,  6°ano,  dos autores Denis Pierre Araki, Patrícia Oliva Carbone pela editora Eureka, 2015.

Habilidades e capacidades motoras

unidade 2 Esporte e educação_ saúde e cidadania na escola_ 6ano Denis Pierre Araki, Patrícia Oliva Carbone_compressed.pdf

Atividades e exercícios de fixação

Exercício 1

A cultura corporal do movimento é ampla e por isso é permeada de tabus e sensos comuns. Clique no link da plataforma wordwall abaixo, preencha seu nome, sobrenome e turma, depois responda no jogo o que é verdadeiro e o que é falso sobre ela. 

Exercício 2

Os humanos possuem muitas capacidades físicas que podem ser desenvolvidas com exercícios específicos. Clique no link da plataforma wordwall abaixo, preencha seu nome, sobrenome e turma, depois responda derrubando o exercício pendurado no balão na capacidade física correta apresentada no vagão do trem.